14 de outubro de 2022, Comment off
Jucemg avança na qualidade de prestação de serviços com assinatura eletrônica no GOV-BR
Os serviços prestados pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais ganham mais qualidade a partir do próximo dia 13 de outubro, com a integração da Autarquia à assinatura digital de documentos na plataforma GOV.BR, que dispensa a aquisição de um certificado digital e a utilização de mídia física (Token ou Smartcard) para os atos de abertura, alteração e baixa de empresas.
Empresários e contadores podem utilizar o recurso por meio de um computador ou de um dispositivo móvel (celular ou tablet) para assinar documentos com valor jurídico, conforme a Lei 14.063/2020. Ao integrar mais esta tecnologia em seu portal, a Jucemg oferece maior praticidade, agilidade e economia aos usuários, desburocratiza e reduz os custos dos serviços oferecendo uma alternativa simples e gratuita para a assinatura eletrônica de atos empresariais.
Assinatura GOV.BR – passo a passo
Para ter acesso à assinatura digital no GOV.BR, é preciso possuir conta Prata ou Ouro na plataforma. O cidadão interessado em dispor desse serviço deve entrar no aplicativo GOV.BR e efetuar a biometria facial ou, então, acessar o GOV.BR – pelo app ou pela web – e fazer a identificação pelos seguintes bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú, Sicred e Agibank.
O acesso à assinatura eletrônica será disponibilizado no módulo de Registro Digital da Jucemg, ao lado das opções já disponíveis de assinatura via certificado digital e certificado digital em nuvem. Ao clicar na opção assinatura Gov.Br, o cidadão será automaticamente direcionado ao portal de assinatura eletrônica para concluir essa etapa.
É importante ressaltar que as três opções de assinatura (certificado digital, certificado digital em nuvem e assinatura Gov.BR) estarão disponíveis para escolha de preferência do cidadão. Em um mesmo processo inclusive, poderão ser utilizadas opções diferentes de assinatura a critério dos sócios, empresários, contadores, advogados e demais usuários.