26 de maio de 2023, Comment off
Meta recebe multa recorde de 1,2 bilhão de euros por compartilhar dados de usuários europeus
A multa estabeleceu um novo recorde ao ultrapassar a punição.
A controladora do Facebook, Meta Platforms, foi multada em um valor recorde de 1,2 bilhão de euros pela União Europeia (UE) devido ao envio ilegal de informações de usuários para os Estados Unidos.
Essa multa equivale a cerca de R$ 6,4 bilhões na cotação atual. Além disso, a empresa recebeu um prazo de cinco meses para interromper a transferência de dados de usuários.
O principal regulador de privacidade da UE afirmou em sua decisão, divulgada nesta segunda-feira (22), que o Facebook tem armazenado ilegalmente dados de usuários europeus em seus servidores nos EUA ao longo dos anos.
A informação foi divulgada pelo Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB) da União Europeia nesta segunda-feira, dia 22.
Andrea Jelinek, presidente da EDPB, afirmou:
“A EDPB concluiu que a violação da Meta é extremamente grave, pois envolve transferências sistemáticas, repetitivas e contínuas. O Facebook possui milhões de usuários na Europa, resultando em uma enorme quantidade de dados pessoais sendo transferidos. Essa multa sem precedentes serve como um forte sinal para as organizações de que infrações graves têm consequências significativas”.
A penalidade se aplica exclusivamente ao Facebook, não abrangendo o Instagram e o WhatsApp. De acordo com o EDPB, essa é a maior multa já aplicada pela União Europeia relacionada às regras de proteção de dados.
Fonte: por Rede Jornal Contábil.